Cursos Gratuitos SENAC 2018: Como se inscrever

As unidades do Senac de todo o Brasil estão oferecendo cursos gratuitos através do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) e também do PSG (Programa Senac de Gratuidade). Separamos um guia completo com os cursos gratuitos SENAC 2018 e como se inscrever para cada um deles.

Cursos Gratuitos SENAC 2018: Como se inscrever
Saiba como se inscrever nos cursos gratuitos do Senac 2018. Veja as opções de cursos disponíveis.

Para quem não conhece o Pronatec, saiba que ele é um programa do governo federal,  criado no ano de 2011. O programa busca oferecer cursos técnicos de educação profissional para jovens e adultos que não conseguem bancar os estudos e desejam crescer profissionalmente. O programa de Cursos Gratuitos do SENAC já beneficiou mais de 3.200 municípios e cidades em todo o Brasil. O objetivo do programa é atingir oito milhões de alunos matriculados nos cursos gratuitos. São oferecidas mais de 400 áreas de crescimento profissional.

Cursos Gratuitos Senac 2018

Podemos encontrar diversos cursos técnicos oferecidos pelo Senac através do Pronatec. Os cursos são divididos em três tipos:

  • Curso técnico para quem concluiu o ensino médio
  • Curso técnico para quem está matriculado no ensino médio
  • Formação inicial e continuada para trabalhadores empregados e desempregados.
  • Formação inicial e continuada para estudantes de ensino médio.

Dependendo do curso, é necessário ter o cadastro no CadÚnico. Caso não tenha o cadastro, procure a prefeitura de sua cidade ou o Poupatempo. Em algumas cidades, o CRAS também faz o cadastro no CadÚnico.

Alguns dos cursos ofertados são: Porteiro e vigia, operador de supermercado, comprador, operador de empilhadeira, mecânico de máquinas industriais, mecânico de ar condicionado, jardineiro, técnico em informática, cuidados de idosos, operador de computador, recepcionista, auxiliar administrativo, entre outros.

Inscrições

Para se cadastrar em um dos cursos ofertados pelo Pronatec, basta acessar a página http://pronatec.mec.gov.br/institucional-90037/cursos-gratuitos. Insira os dados pedidos em cada campo e encontre os cursos disponíveis de cada município. Para se inscrever é só clicar em “inscreva-se”, preencher o formulário e aguardar o contato da instituição responsável pelo curso. Caso queira, poderá se dirigir até uma instituição Senac e realizar o cadastro pessoalmente.

Leve cópias do RG e CPF, comprovante de endereço e comprovante de matricula (para estudantes do ensino médio) ou histórico escolar ou equivalente (para concluintes do ensino médio). Os cursos gratuitos do Pronatec já começaram, todavia ainda dá para se inscrever ou aguarde o primeiro semestre de 2016 para se inscrever.

3 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *